A Importância do Envelhecimento Ativo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Envelhecimento Ativo é o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.
Os três pilares fundamentais do envelhecimento ativo são: saúde, participação e segurança. Sem saúde, é mais difícil participar ativamente; a falta de participação, envolvimento e reconhecimento social prejudica a saúde, favorecendo a depressão, o isolamento e a doença. A proteção e segurança são essenciais na prevenção de acidentes, quedas e fraturas, assim como na prevenção do abuso, violência, abandono e marginalização, que muitas pessoas ainda sofrem, com consequências devastadoras na sua saúde, autoestima e auto-realização.
O aumento da esperança média de vida, com saúde e independência pelo maior tempo possível, deve ser encarado como um objetivo a alcançar e uma oportunidade em qualquer idade.
A promoção da saúde pode ser alcançada através de:
Se ter saúde significa bem-estar físico, mental e social, a palavra "ativo" refere-se à participação contínua nas questões sociais, económicas, culturais, espirituais e religiosas, e ao reconhecimento pela sociedade como cidadãos de pleno direito. Não se limita apenas à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho.
Quando abordamos a Proteção e Segurança, referimo-nos à prevenção de acidentes, quedas e fraturas.
Existem pequenas modificações que podem ser adotadas em casa, tais como:
A segurança contra quedas também envolve:
Com o envelhecimento ativo, pretende-se aumentar a expectativa de vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas frágeis, fisicamente incapacitadas e em processo de envelhecimento.
Conte com a EMPATHY para apoiar um envelhecimento ativo e garantir a melhor qualidade de vida possivel.